top of page

É preciso saber programar para entrar na área de tecnologia?


Mulher jovem em uma sala de reunião de uma empresa de tecnologia.

A constante evolução da tecnologia é algo que afeta basicamente todas as partes da nossa vida. Sua rápida evolução resulta na criação de um ambiente ideal para quem quer crescer profissionalmente nessa área.


Entretanto, fica uma dúvida no ar: "é preciso saber programar?"


NÃO! Muitos iniciantes que ingressam nesse novo mundo passam por diversos desafios e dúvidas, mas a parte positiva é que a área de tecnologia abrange uma infinidade de diferentes funções e habilidades que não têm como requisito direto a criação de códigos. Então, você não precisa saber programar para ter sucesso nessa área.


Quer entender como entrar nesse mundo tecnológico, mas não tem muito interesse em códigos? Então esse texto é para você!


Conhecendo oportunidades para não programadores


A área de tecnologia é muito diversificada. Com isso, não ser um desenvolvedor não é uma adversidade. Confira algumas oportunidades para quem deseja entrar nesse novo mundo tecnológico:


Gestão de produtos e equipes


Essa área é para profissionais que são ótimos em liderança, são organizados e sabem como se comunicar. Se você se encaixa em alguma dessas habilidades, a função de Product Manager pode ser para você. Eles garantem que as equipes técnicas façam as entregas das demandas com qualidade e nos prazos estipulados.


A área de tecnologia não se baseia apenas em códigos, mas também em habilidades interpessoais, as Soft Skills. Algumas delas que são muito valorizadas e requisitadas são: comunicação, trabalho em equipe e resolução de problemas. Porém, existem diversas outras habilidades que formam um profissional diferenciado e de qualidade, lembrando que essas habilidades são desejadas em todas as áreas, além do mercado de tecnologia.


Design UX/UI


Usabilidade e estética são essenciais na tecnologia da atualidade. Esses profissionais são responsáveis pela criação de interfaces intuitivas, funcionais e atraentes para sites e aplicativos.


A área de UX é focada na experiência geral do usuário, enquanto a área de UI é focada na usabilidade e estética do projeto. Os dois trabalham em conjunto na criação de produtos para o mercado de tecnologia, sendo uma área muito atrativa para pessoas não programadoras, mas amantes de design.


Inteligência de Negócios e Análise de Dados


Sendo um campo fundamental para a área de tecnologia, a Análise de Dados envolve a coleta, interpretação e manipulação de dados e insights valiosos. Esses profissionais utilizam ferramentas estatísticas e softwares para identificar padrões e novas oportunidades de negócios.


Os insights obtidos guiam as tomadas de decisões e novas estratégias, podendo impulsionar novas oportunidades. Essa área é vital em empresas de tecnologia, possibilitando a otimização de operações e aperfeiçoando a experiência do cliente, com o intuito de desempenhar de forma superior no mercado. Para as pessoas não programadoras, a análise de dados pode oferecer uma carreira muito promissora e com diversos desafios na área de tecnologia.


Existem inúmeras outras áreas dentro do mercado de tecnologia para quem não sabe programar. Citamos algumas delas neste texto que podem ser do seu interesse e que são muito requisitadas no mercado atual de tecnologia, sendo essenciais para grandes empresas do setor. Elas são ótimas oportunidades para o crescimento profissional e possuem desafios distintos. Logicamente, exigem dedicação e estudos para alcançar o sucesso nessa área, porém não é impossível ingressar no mercado de tecnologia.


Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Facebook
bottom of page