top of page

Dicas para ser um bom programador

A visão de costas de um programador trabalho

O mercado de TI não para de crescer! A cada dia que passa, surgem mais e mais vagas para programadores, e o melhor de tudo: com ótimos salários. Mas, tem um problema... a falta de profissionais qualificados, especialmente na área de desenvolvimento. E é aí que você entra, jovem padawan!


Se você quer entrar nesse universo e começar a programar, é importante saber que ser um bom programador não significa apenas fazer códigos rápidos ou sofisticados. Por isso, separei algumas dicas para você se destacar:


1. Desenvolva a lógica de programação

Isso é fundamental! Um algoritmo nada mais é do que uma sequência de passos para executar uma função. Não tenha pressa em aprender linguagens específicas. Primeiro, faça um curso de Algoritmos.


2. Aprenda Programação Orientada a Objetos (POO)

POO é um jeito de programar baseado em "objetos". Basicamente, ajuda a desenvolver aplicações de forma mais rápida, eficiente e com códigos reutilizáveis. O segredo é entender como desenvolver com performance, segurança e um código limpo.


3. Tenha um bom conhecimento de banco de dados

Seja SQL (como SQL Server, MySQL, Postgres e Oracle) ou NoSQL (tipo MongoDB, MariaDB, Cassandra, e outros), é crucial entender como criar e manipular dados.


4. Continue aprendendo

Não foque apenas na linguagem que você mais gosta ou precisa para um projeto específico. Quanto mais conhecimentos e habilidades você desenvolver, mais valioso você será. Explore diversas linguagens e também áreas correlacionadas, como marketing digital, design, comunicação empresarial, artes visuais, etc.


5. Trabalhe suas Soft Skills

Pense bem antes de escrever seu código, peça ajuda quando precisar, ouça os outros, compartilhe conhecimento, trabalhe bem em equipe, seja proativo e concentre-se nas suas tarefas.


6. Desenvolva o inglês

Você não precisa ser fluente, mas ter uma noção básica é tão importante quanto saber programar. Embora seja possível programar sem inglês, você perderá tempo traduzindo conteúdos ou recorrendo ao Google. Muitos dos melhores recursos estão em inglês, então é uma habilidade indispensável para se tornar um programador de sucesso.


7. Códigos simples sempre!

Lembre-se de que outros programadores vão ler seu código. Faça com que ele seja fácil de entender. Menos é mais! Evite códigos duplicados, extraia partes repetidas para novos métodos e dê nomes claros às variáveis. Escreva métodos pequenos e use parâmetros simples para facilitar os testes unitários.


Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Facebook
bottom of page