top of page

Por qual linguagem devo começar minha jornada na programação?

Linguagens de Programação

O desenvolvimento tecnológico mundial, impulsionado pela ampla utilização da Internet, tem resultado em um aumento significativo no número de vagas para programadores. Esta tendência de crescimento tende a se intensificar. A quantidade de novos aplicativos, plataformas e dispositivos disponíveis a cada dia está aumentando, tornando difícil acompanhar as novidades, especialmente com o avanço das inteligências artificiais. Por isso a profissão dos desenvolvedores de software está cada vez mais sendo requisitada. Então se você tem interesse sobre a área, nós vamos te ajudar por onde você pode começar.


Por qual linguagem devo começar?

Para quem está dando seus primeiros passos no mundo da programação, o que realmente vai ajudá-lo a se desenvolver na área é estudar sobre Lógica de Programação. Antes de aprender qualquer linguagem, você deve entender a maneira correta de pensar para solucionar problemas. A lógica é a base para a criação de códigos em qualquer linguagem. Com uma boa lógica de programação, você será capaz de solucionar problemas e desenvolver códigos de maneira eficiente e eficaz. Mas você deve estar se perguntando o que é a lógica de programação. Nada mais é do que uma maneira de pensar de forma crítica, consistindo em um conjunto de ordens que permite que um computador execute uma série de instruções. De forma simples, ela representa a forma como os computadores pensam.


Após bons estudos de lógica, você estará apto e preparado para iniciar de fato em linguagens de programação como JavaScript e Python. Inicialmente, você irá entender sobre os fundamentos e aprimorar ainda mais a sua lógica de programação. Futuramente, quando estiver mais experiente, você poderá escolher por onde estudar e qual caminho seguir.


Para iniciar sua jornada, é preciso se organizar bem nos assuntos que você deve aprender na área de programação. Entretanto, é bom tirar um tempo para dar uma estudada em outros assuntos que vão te enriquecer como um desenvolvedor. Assuntos de áreas como banco de dados, hardware, marketing digital, redes, criação de sites, fundamentos de design, negócios, finanças, entre outros. Através desses estudos, você amplia os seus diferenciais no mercado, sem falar no desenvolvimento de soft skills, que são fundamentais para todos os profissionais do mercado.


Python

A linguagem Python é amigável e simples de aprender, mesmo para pessoas que nunca tiveram qualquer tipo de contato com programação. Ela vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, sendo utilizada por grandes nomes como Google, Youtube, Pinterest, Instagram, Netflix, Spotify, entre muitos outros. Por ser de fácil entendimento, Python oferece uma forma de código limpo e organizado, facilitando a vida de muitos desenvolvedores de software.


JavaScript

O queridinho de muitos profissionais! Essa linguagem vem ganhando muito destaque ao longo dos anos. A sua fama veio de aplicações de back-end e pelo aumento de aplicações SPA (Single Page Application). Atualmente, é uma das linguagens mais requisitadas no mercado. Através dela, os desenvolvedores, tanto de back-end quanto de front-end, podem usufruir das inúmeras possibilidades que ela permite. Desenvolvedores podem criar sites dinâmicos, otimizações de programas e sistemas operacionais, extensões de aplicativos e muitas outras possibilidades. Ela é especialmente indicada para o desenvolvimento web, podendo ser embutida dentro do HTML.


Cursos de Programação

Se você quer se aprofundar cada vez mais nessa área, nós recomendamos realizar um curso de programação, que vai te dar uma base e vai te desenvolver profissionalmente. Atualmente, existem milhares de conteúdos gratuitos e pagos na área de programação. Existem muitos conteúdos muito bons e de qualidade, que te ensinarão tudo que você precisa aprender para se tornar um desenvolvedor.


Nós recomendamos o curso de programação Full Stack da StackX. Através do nosso programa, você receberá um apoio humanizado durante toda a sua jornada, com conteúdos objetivos e atuais do mercado, que vão te profissionalizar para já entrar no mercado como um desenvolvedor. No programa Full Stack, as aulas são Ao Vivo e gravadas, com tarefas e projetos para que você aprenda de verdade. Durante o curso, você terá mentoria e participará da nossa comunidade engajada de alunos, professores e monitores para te ajudar e apoiar durante sua jornada. Com diversos conteúdos bônus para que você se torne um profissional diferenciado no mercado. Caso queira saber mais, acesse nosso site e entre em contato conosco!











Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • Instagram
  • LinkedIn
  • Facebook
bottom of page