top of page

Transição de Carreira: Rumo à Tecnologia.

Mulher estudando para uma Transição de Carreira para área de Tecnologia

Sabemos que migrar de carreira é uma tarefa muito complicada, que exige coragem, ainda mais em cenários com muita instabilidade econômica em que vivemos. Com isso, é de muita importância a organização para se movimentar dando um Start na sua nova jornada.


Nesse artigo vamos dar alguma dicas e sugestões para que você que está pensando em uma transição de carreira saiba como iniciar e como seguir nessa jornada. Não se preocupe, vamos te ajudar durante todo esse processo.


Por onde eu começo?


Primeiramente, antes de qualquer coisa, é muito importante ter um conhecimento próprio, se a área de tecnologia é uma área que você possui uma certa afinidade. Também acreditamos que nenhuma atividade é sustentada sem um esforço e disposição para aprender, e lógico, um tempo livre para estudos.


Assim como qualquer outro trabalho, deve se atentar em uma facilidade e aptidão para saber como lidar com essa nova rotina. Se você não quer um trabalho que é flexível, que está sempre se atualizando e se modificando, talvez a área de tecnologia não seja ideal para você.


Diferente de muitas profissões, não necessariamente você precisa de uma formação de nível superior para ingressar nesse mercado. Porém isso pode ser uma grande vantagem diante a outros profissionais, então é um ponto para se levar em consideração. Porém o aprendizado de um profissional de TI é continuo, sempre é preciso estar se atualizando e estudando, diante as novas tecnologias e novidades do setor.


Como e quando posso iniciar?


Não existe um momento certo para começar uma transição de carreira, o que sugerimos é que você comece agora mesmo. Você pode iniciar seu planejamento dando pequenos passos, fazendo uma pesquisa sobre o mercado para entender como funciona, quais tipos de profissões possuem, quais são os requisitos e conhecimentos para se candidatar em vagas, e por aí vai. Crie um cronograma com prazos e metas bem claras para cada parte do seu processo.


Caso você ainda esteja descobrindo se essa área é para você, procure conversar com pessoas que já estão trabalhando no mercado, de preferência por pessoas que trabalham na sua área de interesse. O diferencial da área de tecnologia é que grande parte dos profissionais são bem abertos e estão dispostos a conversar sobre como foi a jornada deles. Então não fique com medo de chamar eles para conversar pelo Linkedin ou pelas redes sociais. Existem diversos grupos e comunidades de profissionais da tecnologia.


Uma dica que podemos te dar, é que muitas empresas e recrutadores contratam pessoas por conta do seu perfil e principalmente por conta de suas soft skills e outras experiências além de conhecimentos em tecnologia e afins. Então habilidades de comunicação, liderança, organização, trabalho em equipe, inteligência emocional e entre outras são muito valorizadas no mercado de tecnologia.


Outra dica que podemos te dar é sobre ter um portifólio, é importante ir atualizando seus projetos e conhecimentos adquiridos durante sua jornada. Então é uma boa oportunidade para você manter seu perfil no Linkedin atualizado com suas certificações. E também achamos que é muito importante se conectar e se manter engajado nessa rede, mesmo que você não possua projetos e certificados novos para atualizar, mas é importante interagir com outras pessoas e publicar por exemplo sobre você, sobre seus gostos, seu desenvolvimento. Lembre-se "Quem é visto é sempre lembrado."


Essas foram apenas algumas dicas que já vão te ajudar muito a iniciar seu processo de transição de carreira. Aqui na StackX, vamos estar ao seu lado durante toda a sua nova jornada, fornecendo apoio e conhecimentos necessários para entrar com confiança nesse mercado. Então se você têm interesse em entrar nessa jornada de tecnologia, conheça nosso programa Full Stack e entre em contato conosco para que possamos te ajudar.


Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Facebook
bottom of page